domingo, 20 de junho de 2010

SARAMAGO PARA SEMPRE




Censurado por ter escrito O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Saramago mudou-se de Lisboa para Lanzarote, nas Ilhas Canárias. Agora vive em sua arte bela e expressiva, coerente como viveu.

"José parado no meio da estrada, às volta com o pensamento, se de fato seria amigo de si mesmo ou se, de mais havendo razões para tal, se detestava ou desprezava, e, tendo pensado um pouco, concluiu que nem uma coisa nem outra, olhava para si mesmo com um sentimento de indiferença, como se olha o vazio, no vazio não há perto nem longe onde parar os olhos, em verdade, não é possível fixar uma ausência".
"No dia seguinte, ninguém morreu. O fato, por absolutamente contrário às normas da vida, causou nos espíritos uma perturbação enorme, efeito em todos os aspectos justificado, basta que nos lembremos de que não havia notícia nos quarenta volumes da história universal, nem ao menos um caso para amostra, de ter alguma vez ocorrdo fenômeno semelhante, passar-se um dia completo, com todas as suas pródigas vinte e quatro horas, contadas entre diurnas e noturnas, matutinas e vespertinas, sem que tivesse sucedido um falecimento por doença, uma queda mortal, um sucídio levado a bom fim, nada de nada, pela palara nada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário